N. T. WRIGHT: uma defesa da monarquia cristã


1. Introdução

Conhecido por sua descrição em relação a temas políticos o bispo e teólogo anglicano N.T. Wright decidiu falar sobre a monarquia. Considerado por muitos o estudioso de Novo Testamento mais importante da atualidade. Bacharel, mestre e doutor pela Universidade de Oxford, lecionou nas universidades de Cambridge, McGill e Oxford. Foi Bispo de Durham e ocupou a cátedra de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo na Universidade de St. Andrews, na Escócia. Atualmente, é professor-pesquisador sênior na Universidade de Oxford. Foi palestrante convidado para falar nas principais universidades e seminários católicos, ortodoxos e protestantes do mundo. Wright já publicou mais de 75 livros e escreveu centenas de artigos científicos sobre sagrada escritura e teologia.
“Por favor, entenda que para a maioria de nós, anglicanos tradicionais, é a instituição, ou o cargo, da monarquia inglesa que é consagrada, e não a Casa de Windsor per se. A maioria dos monarcas modernos foi infectada pela moderna democracia liberal ocidental e tudo o que vem junto com ela, e Sua Majestade Carlos III não é exceção.
O fato é que um número crescente de nós chegou à conclusão de que o secularismo é um inimigo da Igreja. Por que, portanto, não desejaríamos nos separar daquele Leviatã ímpio e, em vez disso, desejaríamos ser governados por nossos irmãos cristãos, seja em uma monarquia ou república cristã?
Não aceito o argumento apresentado por alguns de que a advertência de Deus a Israel sobre o desejo de um rei em I Samuel 8 significa que Deus é um republicano. Há que considerar Deuteronômio 17:14 ss. O rei cristão humano é um ícone da realeza eterna de Cristo, assim como o sacerdote cristão humano é um ícone de seu sacerdócio eterno e o profeta cristão humano é um ícone de seu ministério profético eterno. Cristo, de acordo com nossa cristologia, é profeta, sacerdote e rei, e esses 3 ofícios são santificados temporalmente como reflexos terrenos de seus ofícios.
Os monarcas cristãos às vezes foram despóticos? Absolutamente, assim como alguns sacerdotes e profetas cristãos às vezes se mostraram indignos. Mas é o cargo que conta e não o comportamento muitas vezes defeituoso daqueles que ocupam o cargo. Isso é algo que os secularistas simplesmente não conseguem entender, mas é porque eles são secularistas e, portanto, pensam de acordo.
Deus dê descaço a alma de Sua Majestade a Rainha Isabel II, e Deus salve o Rei, Sua Majestade Carlos III. Que ele se torne um rei cristão no melhor sentido da palavra, mas se não o fizer, que um monarca melhor ocupe seu lugar. Que a monarquia inglesa volte a ser o que era, com verrugas e tudo. Ele supera a regra dos secularistas.
Como disse, C. S. Lewis: “A monarquia pode ser facilmente 'desmascarada', mas observe os rostos, marque bem os desmistificadores. Estes são os homens cuja raiz principal no Éden foi cortada: a quem nenhum rumor da polifonia, da dança, pode alcançar - homens para quem os seixos colocados em uma fileira são mais bonitos do que um arco. Onde os homens são proibidos de homenagear um rei, eles honram milionários, atletas ou estrelas de cinema; até prostitutas famosas ou gangsters. Pois a natureza espiritual, como a natureza corporal, será servida; negue-lhe comida e ele engolirá veneno” (C.S Lewis. See More)”. POR REV. RODSON RICARDO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C. S.Lewis: Do ateísmo a fé de seus pais

O INCLUSIVISMO DE C. S. LEWIS