Postagens

Mostrando postagens de junho, 2024

Comentário ao primeiro artigo do Credo Apostólico: Deus e sua Revelação

Imagem
  Por P. H. I. Ramos. CREIO EM DEUS PAI TODO-PODEROSO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA PARTE I – Do conhecimento natural de Deus Quando a Igreja afirma o primeiro artigo do Símbolo Apostólico, está implícita as vias de acesso ao conhecimento natural de Deus. Deus é o objeto da fé, é a Ele que a fé apreende. Através de S. Paulo, afirmamos com toda a Igreja que por meio do mundo natural que nos cerca todos os homens podem chegar ao conhecimento da existência, unidade e santidade de Deus, tal como afirma em Romanos “porque aquilo que de Deus se pode conhecer é manifesto neles, pois Deus o manifestou a eles. Porque as coisas invisíveis, desde a criação do mundo, são claramente vistas, sendo entendidas por meio das coisas que são feitas; o seu eterno poder e divindade, para que eles fiquem inescusáveis” (1.19-20). A via de acesso ao conhecimento natural de Deus foi explanada suficientemente na filosofia. Nosso objetivo aqui de forma alguma é fornecer um manual de apologética, mas indicar os ca

O INCLUSIVISMO DE C. S. LEWIS

Imagem
Por Prof. Pedro Mendes “Se você é cristão, não precisa acreditar que todas as outras religiões estão simplesmente erradas de cabo a rabo”, escreveu, C.S.Lewis. E ainda acrescentou: “Se você é cristão, está livre para pensar que todas as religiões, mesmo as mais esquisitas possuem, pelo menos, um fundo de verdade. ” ( Cristianismo puro e simples, p.47). Estas palavras fundamentam a soteriologia inclusivista de C.S. Lewis, cujas raízes remontam a uma antiga tradição patrística, persistindo no pensamento de muitos teólogos da atualidade.   O inclusivísmo é a doutrina cristã que ensina que é possível ser justificado através de Jesus Cristo sem conhecimento explícito ou completo de quem ele é. Isso não anula a singularidade do cristianismo. Embora, uma pessoa possa ser salva sem praticar explicitamente o cristianismo, ela não poder ser salva sem Cristo. A verdade está espalhada por toda parte. Há lampejos dela nas antigas tradições e até nos mitos e filosofias pagãs, encontrando sua realiz

COR PARA SERVIÇO DE EXÉQUIAS

Imagem
POR REVERENDO RODSON RICARDO 1. Introdução Recentemente fomos questionados sobre isso. Na verdade há diferentes cores para as exéquias: preto, roxo e branco. Nós, no Brasil, geralmente, usamos o roxo. Das três cores mencionadas o preto é a mais tradicional, sendo a única cor permitida no Rito Romano até a missa de Paulo VI. Foi apenas depois disso que o roxo (usado na Quaresma e na unção dos enfermos, por exemplo), tornou-se a cor normal para funerais, mas com o preto continua sendo uma alternativa. Eu, geralmente uso o preto nos funerais e o roxo nas missas de réquiem. Mas, tanto na Igreja Anglicana quanto na Igreja Romana as províncias também podem permitir o branco como cor para funerais. A Igreja da Inglaterra “recomenda” o roxo para funerais, mas “pode ser preferido o preto ou o branco”, e o branco “deve ser usado no funeral de uma criança” (The Common Worship, páginas 532-533), Seguindo essa mesma tendência a Igreja da Inglaterra, a Conferência dos Bispos Católicos Romanos da Ing

C. S.Lewis: Do ateísmo a fé de seus pais

Imagem
   Por Prof. Pedro Mendes C. S.Lewis  (1898-1963) ,   filho do advogado, Albert Lewis e da professora de lógica, Flora Lewis,  foi um autor e escritor irlandês, conhecido por seu trabalho sobre literatura  medieval, palestras, e escritos cristãos.  Apesar de ter nascido numa família  de tradição anglicana , nem sempre esteve alinhado com a fé de seus pais. Num mundo de idas e vindas ,  Lewis deixaria a religião cristã ainda na adolescência, para só então na vida adulta fazer o caminho de volta para casa. Para entender essa trajetória é preciso traçar as  linhas necessárias que marcaram  suas experiências religiosas  quando ainda era criança . Na infância , C .  S.Lewis , ao lado de seu irmão , Warren Lewis ,  viveu como um menino  prodígio  lendo mitos, lendas,  romances , e se familiariz ando com  os textos clássicos da filosofia grega e romana.  Experiências que seriam marcantes em sua formação intelectual e acadêmica.  Sua educação religiosa  era, de alguma forma, flexível, e  trazi